24 abril 2007

"penso, logo existo"

“Penso, logo existo”... Parece que a própria existência está condicionada ao fato de pensar. Ora, ‘penso e por conta disso existo’, significar dar talvez um relevante patamar ao fato de pensar. É o homem: homo sapiens, que traduzindo do latim, tem-se tal averbação como “homem sábio” ou “homem racional”, fato este capaz de colocar os seres humanos numa escala acima de qualquer outro ser vivo, justamente por este aspecto de racionalidade. Então, parece que Descartes com o “penso, logo existo” deve ter questionado antes a própria existência ou conhecimento existente, e este próprio questionar já lhe ofereceu base para considerar que sua existência pode ser provada pelo fato de pensar. Então, o pensamento parece ser uma preciosidade humana, nesse sentido, deve-se então pensar para existir... E, todos existem, todos pensam, o tempo todo!

E, pensando, concretizando assim o exercício na prática comum do pensar, venho notando que o pensamento é algo nosso, do qual, temos pleno controle. Nada obsta o ser humano de pensar, o pensar é livre. Penso daqui enquanto escrevo, pensas daí em lê, enfim, vivemos pensando e pensando vivemos.

Mas, não é este o foco propugnador desta concatenação. Importante é considerar a perspectiva de, uma vez tendo o controle do pensamento, podemos criar uma prática de pensar coisas boas. Significa dizer que, pelo pensamento podemos guiar nossas ações e condutas. Para tanto, é necessário pensar coisas benignas, e assim conduzir a vida em torno destas. Eis a fórmula ou sigla: PPPPP – Pensamentos Positivos Produzem Perspectivas Prósperas. Considero aqui, a velha máxima do “quem planta, colhe”! Plantar bons pensamentos gera coisas boas, e logo então é possível colhê-las. Os sonhos em regra giram em torno disso.

Pensamentos dotados de teores positivos, otimistas, entusiasmados, esperançosos só irão gerar bons fluídos. É como se através do uso de bons pensamentos, nascesse em torno dos que assim fazem uma espécie de campo de força protetor. Àqueles voltados par tal prática certamente logram êxito na vida. As palavras têm poder, assim dizem! Contribuo com o seguinte averbamento: “os pensamentos têm poder”. Tudo começa do pensar, então é preciso pensar positivamente.

No entanto, pensar só não basta, é preciso ter pensamento aliado com ação... Pensar e agir... Esta é talvez a combinação da receita do sucesso. Significa desejar os desejos, pensando sempre neles, para buscar agir em busca da concreção. Se existir uma fórmula do êxito talvez seja esta: Pensar e Agir! Ainda assim, usar o sigla PPPPP (cinco “Ps”) pode ajudar de alguma forma na luta por melhorias em todos os aspectos. É pensar e pensar bem, tentando melhorar. Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

EU E OUTRO EU, EU MESMO... NOS AMAMOS...

"Amar e mudar as coisas me interessa mais" (BELCHIOR).