20 outubro 2007

Todas as cartas de amor... Fernando Pessoa

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmenteRidículas.)
Álvaro de Campos, 21/10/1935


Os versos acima, escritos com o heterônimo de Álvaro de Campos, foram extraídos do livro "Fernando Pessoa - Obra Poética", Cia. José Aguilar Editora - Rio de Janeiro, 1972, pág. 399.
Penso que sim, sim as cartas de amor são ridículas... Sinto que não, não as cartas de amor não são ridículas... pode parecer "careta se alguém falar de amor" (parafraseando Raul Seixas em M.D.C da minha Vida), mas saibam não é... é claro que valores e sentimentos são coisas não valoradas ou não reconhecidas e conhecidas, no entanto, não se elimina o encanto que os sentimentos e as cartas sobre os sentimentos - amor principalmente - guardam... queria pois, ser mais ridículo... escrever mais cartas...ter tido até mais motivos ou razões para dantes escrevê-las, agora tendo, volta e meia escrevo mesmo parecendo um ridículo...
Bem ridículo é, por exemplo, mostrar uma carta de amor para alguém... obviamente se a pessoa não sentir ou mesmo não viver ou ter vivido algo parecido, vai achar estranho e até mesmo acha ver e conceber as descrições e sentimentos como frutos do imaginário ridículo de quem recebe e escreve cartas...
"A todos é dado ver porém a pouco é dado perceber" segundo Maquiavél, assim provalmente Fernando Pessoa, autor da poesia, de forma secundária critica em verdade quem não vive a idéia do amar e escrever cartas em função disso, aí, ridículos são talvez os que não escrevem ou censuram as cartas de amor... devem elas guardar algum encanto, seja para quem escreve ou para quem recebe...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ridículas... as cartas de amor não...elas carregam tudo que se há de sentir guardado que se exterioriza.... isso quando o sentimento é verdadeiro...sendo...é tudo tão formido de ternura e encanto sempre...

assim, ridículo mesmo é não sentir o suficiente nem mesmo ter coragem para escrever cartas sinceras de amor...

EU E OUTRO EU, EU MESMO... NOS AMAMOS...

"Amar e mudar as coisas me interessa mais" (BELCHIOR).