20 fevereiro 2007

momentos e fases... formas diferentes de enxergar

Noutro dia estava triste, numa lamúria intrigante, desolado, querendo mesmo desistir dos propósitos, sem querer acreditar que existem boas razões para ver o mundo de uma forma boa... E não enxergava beleza alguma nas músicas preferidas, não sabia e nem via o encanto da poesia, era tudo amargo mesmo, até o café que enchia de açúcar não tinha doce algum, estas coisas vem assim sem razão e marcam muito... A cada instante era tudo tão ruim, recebi um sim com toda engrenagem de um não, e no final o resultado foi não mesmo! Mas foi melhor até, serviu para entender mais as pessoas, e aprendi um pouco sobre a vida, é simples: não se desarme totalmente diante de alguém que não conhece, guarde algumas cartas na manga, e cuidado para não cair em nenhuma armadilha... Então, e a partir disso, estava fazendo esforço imenso para enxergar o cisco no olho e não ver as belas montanhas que diante de mim, os poucos motivos para me deixar triste se sobrepuseram diante dos milhões de motivos tenho para ser contente com a vida, quem explica hein? A dor do próximo parece ser tão pequena, mas quando dói em nós é diferente, dessa forma, só quem sente sabe ao certo medir a dor que está sentindo...

Mas na vida é tudo tão mutável, e a dor passa também, tudo passa, seja bom ou ruim, tudo passa. O tempo é senhor de tudo! Assim, num dia desses normais acordei querendo esquecer os ciscos e ver as montanhas, quis e acabei vendo mesmo...
E nisso pude perceber outra coisa: o segredo das conquistas do sucesso, das realizações do crescimento, vive em nós. Cada ser carrega em si duas possibilidades: buscar as coisas boas - o que há de bom -; ou ficar enxergando os ciscos ao invés de ver as montanhas... Então, nesse dia que parecia normal, senti o ar puro, a brisa, o verde nas árvores, a água da chuva que caia tão singela... E logo se fez sol, vi também o rio a correr e seguir seu curso... Aí notei que sou um rio também alvitrando seguir meu caminho até chegar ao meu destino. Para tal feito a receita é simples e pude perceber isso quando via as montanhas. Identifiquei que para chegar ao topo, para atingir o ponto almejado, é necessário apenas desejar ardentemente os desejos, acreditar nos propósitos e descobrir o que é necessário para atingir tal anseio... No fim resta dizer algo inteligível: a vida simples, nós que as vezes complicamos tudo...

Rodrigo Cardoso

EU E OUTRO EU, EU MESMO... NOS AMAMOS...

"Amar e mudar as coisas me interessa mais" (BELCHIOR).